III Fórum de Jornalismo: Desafios e Métodos do Jornalismo Investigativo
Tema: Desafios e Métodos do Jornalismo Investigativo
Data: 2/5/2011
Horário: 19h30
Local: Auditório Campus II – Rua Isabel Schmidt, 349 – Santo Amaro. São Paulo-SP.
Entrada franca.
A quem se destina
Alunos e ex-alunos de Jornalismo da Unisa, profissionais da área e interessados em geral.
Vagas limitadas
Alunos Jornalismo da Unisa – 150 vagas.
Alunos demais cursos e comunidade externa – 100 vagas.
Inscrições obrigatórias
Clique aqui para inscrição/certificado.
Palestrantes
Luiz Malavolta é chefe de produção do telejornal da Record e coordenador-geral de produção da Rede Record. Já trabalhou como chefe de reportagem na Rede Globo de São Paulo, no SBT e foi repórter e editor da Folha de S. Paulo. Também foi repórter especial do jornal O Globo. Trabalha há 38 anos como jornalista. Iniciou sua carreira aos 14 anos, quando começou a escrever e fazer reportagens para o Jornal da Cidade, de Bauru, interior paulista. Num rápido retorno a sua cidade, após anos vivendo em São Paulo, desenvolveu em 1993 o projeto de implantação de uma TV que envolvia jornalismo comunitário como principal produto na grade de programação. Malavolta está na Record desde 2006, quando deixou a Globo, onde estava havia quase 20 anos (em dois períodos entre os anos 80, parte de 90 e os seis primeiros anos do 2000). Ganhador de mais de 14 prêmios de jornalismo, como os prêmios Vladimir Herzog e Líbero Badaró.
Guilherme Alpendre, formado em jornalismo pela ECA-USP, é gerente-executivo da Abraji, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, criada em 2002 por um grupo de jornalistas interessados em trocar experiências sobre reportagem, principalmente investigativas. A Abraji não tem fins lucrativos, é apartidária e tem como missão organizar congressos, seminários e oficinas com o objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional dos jornalistas interessados no tema
"investigação". Alpendre passou pelas rádios Bandeirantes, BandNews FM e Jovem Pan e também integrou o projeto
"Excelências" da ONG Transparência Brasil, que disponibilizou dados extraídos de fontes públicas sobre a atuação dos parlamentares e dos membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos.
Publicado: terça-feira, 26 de abril de 2011