IV Travessia Aquática consolida vocação esportiva da Guarapiranga
Evento, que foi realizado em quarta edição e teve novamente o apoio da Unisa, reuniu cerca de 900 atletas e contribuiu para o aumento da consciência ambiental
Por Leonardo Casagrandi*
O Instituto Promoção Lazer e Esporte e o Jornal
"Informe Zona Sul", com o apoio de várias instituições da região – inclusive da Universidade de Santo Amaro (Unisa) – promoveram no último dia 20 de março a IV Travessia Guarapiranga. O evento, que já é considerado um dos principais acontecimentos esportivos da cidade atraiu um público recorde de 900 participantes e trouxe como novidade a criação de uma nova prova, mais rápida, de 500 metros. Além dessa categoria, foi mantida a disputa tradicional, de 1500 metros.
O número de participantes do evento aumenta a cada edição. Na 1ª edição o número de atletas foi 120; na segunda chegou a 300; na seguinte aumentou para 600; e na atual, chegou a 900 participantes. Na edição atual, a prova aquática foi realizada no Clube da Eletropaulo, em Interlagos, zona sul de São Paulo.
Um diferencial desse evento é que ele integra as comemorações do Dia Mundial da Água, lembrado em 22 de março.
"A Travessia da Guarapiranga foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservação da represa, símbolo da região sul de São Paulo", explica o organizador do evento, José Roberto Faria.
Objetivo que, segundo Faria, foi cumprido, pois as pessoas estão tomando consciência da importância de preservar os mananciais. Empresário, atleta, morador da região e idealizador da prova em 2008, Faria avalia que o comparecimento à Travessia este ano foi excelente, levando-se em conta o tempo frio e fechado no dia da prova.
Resultados e Ganhadores – A largada da Travessia de 500 metros foi dada pelo Secretário de Segurança, Edsom Ortega, às 10 horas. A prova durou cerca de nove minutos e teve vitória de Lucas de Freitas Martinez, 22 anos, e Bruna da Silva, 13. Quarta colocada em 2010, a atleta de Itanhaém bateu o recorde feminino da prova chegando em 1º lugar na classificação geral feminina.
A largada da prova dos 1500 metros foi realizada às 11 horas e vencida em 16 minutos e 15 segundos pela nadadora Fabiana Okimoto, 28 anos, atleta do Corinthians, que deixou a campeã de 2010 Bruna Santos Pinheiro, da Unisanta, em 2º lugar. No masculino, a prova foi vencida por Gustavo Ramos Santos, 26 anos, da Unisanta com 18 minutos e 5 segundos.
Poliana destacou a importância de eventos com esse para a natação livre.
"É uma forma de dar mais visibilidade ao esporte e serve como preparação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalaraja, que vai acontecer no México em outubro deste ano", completou. A nadadora disse ainda que é muito importante parceiros como a Unisa incentivarem o evento.
Entre os atletas amadores, a satisfação em participar não é menor. Participante da prova, o bombeiro Roberto Pizzi afirmou que o apoio da Unisa à Travessia é importante para divulgar o esporte. Ele ainda sugeriu a realização de outros eventos semelhantes na região voltados para outros públicos, como crianças, pessoas da 3ª idade e deficientes físicos.
A Unisa foi representada na travessia por alunos e ex-alunos. Entre eles, destaque para Eduardo Rente. Formado em Educação Física, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar na categoria acima de 30 anos, representando a universidade.
Além da nova prova de 500 m, esta edição trouxe outra novidade: os competidores dos 1500 metros tiveram um chip acoplado a suas roupas, o que auxiliou na apuração dos resultados mais rapidamente.
A entrega dos troféus após a prova para os cinco primeiros colocados nas categorias masculino, feminino, infantil, juvenil e idade superior a 25, 30, 50 e 65 anos, contou com a participação do Secretário Municipal de Segurança Urbana e Coordenador da Operação Defesa das Águas, Edsom Ortega.
Extensão Universitária – O evento mais uma vez contou com a parceria da Unisa, mas não só na divulgação do evento. A instituição participou da IV Travessia da Guarapiranga enviando alunos e professores para prestarem atendimento à comunidade. Alunos e professores da Unisa compareceram ao evento oferecendo atividades de saúde de saúde, educação e meio ambiente aos atletas e visitantes.
Um exemplo foram as orientações sobre responsabilidade ambiental, dadas pelos alunos dos cursos de Biologia, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física, como Américo Rasquinho. O estudante afirmou que a parceria entre a universidade e o evento ocorre desde a 1ª edição, em 2008, e, segundo ele, deve ser mantida, pois é uma boa maneira de os alunos praticarem o que estudam na teoria.
Os cursos de Ciências Biológicas e Educação Física foram os responsáveis pelas atividades ligadas ao público infantil, como jogos ambientais educativos e recreações com corda e bola. A professora Maria do Socorro Pereira Lippi, docente de Ciencias Biológicas, conta que o curso participa do evento desde 2010 e afirma que esse tipo de atividade comunitária faz parte da formação dos alunos, pois acredita numa formação que ultrapasse os muros da universidade.
Coordenadora dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, a professora Adriana Garcia Orfale Vignola conta que desses cursos participaram, respectivamente, 30 alunos e nove docentes e cinco alunos e dois docentes.
"O curso de Educação Física participa do evento desde a 1ª edição e que ações comunitárias junto a atividades esportivas além de fazerem parte da formação academica, aumentam a visibilidade da instiutição", conta.
Como a professora Maria do Socorro, Adriana também é a favor de atividades extraclasse, como as desenvolvidas pelos cursos de Fisioterapia, como avaliação do risco cardiovascular e avaliação postural e Odontologia (escovação e higiene bucal).
Nesta edição da Travessia, o curso de Geografia também participou do evento fornecendo informações sobre um mapeamento realizado pelos alunos explorando a região da Represa Guarapiranga.
Além disso, os atletas e visitantes puderam contar com os serviços e orientações da equipe de Enfermagem, composta por 24 alunos do 4º ao 8º semestre que realizaram 151 atendimentos de medição de glicemia capilar e aferição de pressão durante a realização do evento.
"O envolvimento da Unisa com a Travessia da Guarapiranga é de suma importância, pois a Guarapiranga é bem público a ser protegido para as próximas gerações", frisa o presidente da Comissão de Extensão da Unisa, professor Arthur Marcien. Ele ainda ressalta que ações como essa permitem envolver alunos e comunidade, além de reforçar aspectos da missão e da visão da instituição, como consciência ambiental, busca por qualidade de vida e integração da sociedade civil.
O professor afirmou que a universidade apóia a travessia pelo 4º ano consecutivo e pretende participar das próximas edições.
"A Unisa pretende apoiar outros eventos na região, desde que alinhados com os valores e os objetivos da universidade, como a integração empresa, escola e sociedade", concluiu.
*Leonardo Casagrandi é aluno de Jornalismo da Unisa e atualmente desenvolve estágio no Núcleo de Prática de Comunicação (NPC) desta universidade.
Publicado: quinta-feira, 31 de março de 2011