Palestra Mídias Sociais e Relações Públicas - Reputação no Ciberespaço
Aconteceu no último dia 13 de outubro, no campus II da Unisa, a palestra com o tema
"Mídias Sociais e Relações Públicas - Reputação no Ciberespaço", ministrada pelo editor da revista Veja Rafael Sbarai, para os alunos de Comunicação Social - Relações Públicas.
O convite foi realizado pelo professor Eric de Carvalho, como atividade da disciplina de Administração e Assessoria em Relações Públicas IV e vem ao encontro da política de diálogos com pesquisadores e profissionais do mercado promovido pela coordenação do curso. Na apresentação, Rafael discutiu o conceito e os usos de mídias sociais e expôs o cotidiano de um editor de conteúdo da internet.
O uso de mídias sociais por organizações ainda é um tema muito recente e que, portanto, ainda está sendo bastante pesquisado; antes de discutir as plataformas é necessário refletir sobre seu conceito. Estamos vivendo um período de transição, no qual os espaços do lazer e do trabalho se misturam por meio das redes sociais. O palestrante citou o crescimento mundial do Facebook e o uso crescente do Twitter como exemplos da utilização cada vez maior dessas redes.
Um editor de mídia social é quem administra os conteúdos das redes e a sua atuação inclui mapear críticas, sugestões, anseios e vontades dos públicos com os quais se comunica. Dentre as dicas do palestrante, vale ressaltar que uma organização deve compartilhar seu conteúdo ao invés de concentrá-lo em seu website; oferecer o conteúdo em outros ambientes virtuais é chave para o sucesso na web.
As redes sociais podem ser utilizadas de forma estratégica pelo profissional de relações públicas como para avaliar a repercussão de uma notícia ou para estimular a produção colaborativa de conteúdo com grande eficiência, fazendo do perfil do site da revista um
"hub de informação".
"Realizamos reuniões de pautas semanalmente. Procuramos entender que nossos seguidores no Twitter, por exemplo, são pauteiros, amigos e críticos da Veja. É importante observar que não são apenas elogios que devem ser levados em consideração: reclamações, críticas e sugestões fundamentadas são bem vindas, principalmente porque essas mensagens permitem mensurar e avaliar o conteúdo produzido", explica o palestrante.
Foram apresentadas também algumas formas de mensuração de uma atuação online com algumas ferramentas gratuitas - como Twittercounter e Backtype - que permitem, dentre outras coisas, conhecer a reputação de uma organização e saber o que é dito sobre um tema ou sobre uma URL específica.
Finalmente, Sbarai esclareceu que estratégias baseadas no uso de mídias sociais não podem ter como finalidade o lucro imediato, mas, sim, ganho de reputação e relacionamento com os públicos da organização. A principal intenção do uso de mídias sociais pela revista Veja é mostrar que o veículo e o consumidor se encontram no mesmo patamar. Para Rafael, bons conteúdos, curadoria, dedicação e atenção para as tendências formam a combinação ideal para um bom trabalho online na relação com os públicos de uma organização.
Publicado: sexta-feira, 22 de outubro de 2010