Unisa

A UNISA Vestibulares Central de Estágios Convênios e Parcerias Ouvidoria
Agenda


A importância da análise de clipping para a imagem do assessorado

Executivo ensina como ser um profissional bem sucedido em assessoria, ressaltando a importância com a imagem pública, em evento da Unisa

O empresário Fábio Franco, diretor da Boxnet, empresa que monitora e trata a informação em tempo real, fez uma palestra sobre o objetivo e importância da análise de clipping no meio empresarial aos alunos do curso de Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, da Universidade de Santo Amaro. O evento foi realizado no dia 2 de setembro de 2010, no Campus II da Unisa.


Franco definiu o tema como sendo basicamente a monitoração da imagem do cliente de uma assessoria de imprensa diante da mídia. Além disso, explicou algumas técnicas e ferramentas importantes que podem ser utilizadas para tal objetivo. Como metas quantitativas de notícias a serem divulgadas, análise de público/região onde o assessorado está sendo divulgado, uma valoração das matérias que são produzidas, saldo de imagens, dentre outras.

O palestrante também explicou as diferenças e o relacionamento entre as mídias tradicionais e as novas mídias sociais.

As primeiras são os jornais, televisão, rádio, que possuem profissionais, são pagas, supostamente confiáveis, tem uma rotina definida de programações e visam o lucro. As segundas, como Facebook, Twitter e Orkut, contam com pessoas comuns, sem compromisso com a verdade, são atemporais, segmentadas, incontroláveis, caóticas, simultâneas, dentre diversas outras características. Apesar de serem diferentes, os dois tipos de mídia se relacionam frequentemente e uma boa assessoria deve saber lidar com ambos.

Enfatizou que um trabalho de prestação de serviços de monitoramento da imagem do cliente com análise é fundamental e auxilia a assessoria de comunicação na construção correta da imagem do assessorado. “Uma matéria sempre é vista por três óticas diferentes: da pessoa comum, do cliente, dos investidores/fornecedores. Portanto, uma forte valorização nesse aspecto aumentará as possibilidades de que sejam alcançados resultados gratificantes.

Colaboração
André Barreto, Gabriel Stein e Augusto Cavalcanti – Alunos de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo.

Supervisão
Profa. MS. Eiko Enok

Publicado: quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Downloads
Unisa Digital
© Copyright 2009 :: Todos os direitos reservados :: Web Design por Unisa