Unisa

A UNISA Vestibulares Central de Estágios Convênios e Parcerias Ouvidoria
Agenda


Fórum de Jornalismo da Unisa reuniu jornalista portuguesa e secretário do Meio Ambiente de São Paulo

A Universidade de Santo Amaro (Unisa) realizou no dia 4 de maio em seu mini-auditório no Campus II da universidade, o II Fórum de Jornalismo. O tema deste ano foi "Jornalismo e Sustentabilidade". O debate foi mediado pela professora Eiko Enoki.

O secretario municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, deu inicio ao debate falando sobre o seu primeiro mandato. Ele confessa que não sabia muito sobre o meio ambiente, "Eu me interessei, pesquisei e estudei muito e hoje assumo este cargo", diz. Tal atitude, segundo ele, só depende da vontade de cada um e da ajuda da mídia para divulgação e incentivo.

Sandrine Lage, jornalista portuguesa, também foi debatedora no fórum. A especialista em sustentabilidade e autora do livro "Sustentabilidade na Mídia: o Poder de (In)Formar", lançado pela Envolverde em 2009, ressaltou a importância do papel do jornalista nesse quadro sustentável. "A sustentabilidade está inclusa em todas as editorias em uma redação", explica.

A também pesquisadora escreve com regularidade para publicações portuguesas e brasileiras. Fundou a Sperantia, em Portugal, empresa que busca divulgar as melhores práticas promotoras da sustentabilidade. Sandrine acredita que é missão do jornalista conscientizar a população através dos veículos de comunicação.

O assunto meio ambiente foi especulado desde os efeitos causadores da poluição até o aquecimento global. Também foram debatidas maneiras eficazes de combater e diminuir essa degradação. Segundo o secretário, o aquecimento global não é mais um problema apenas para os especialistas, é necessário uma percepção social maior sobre esse assunto. Já Sandrine acredita que um bom exemplo é o primeiro passo para uma iniciativa de mobilização da grande massa.

No ano passado a Universidade promoveu dois fóruns, um regular e outro extraordinário. O I Fórum tinha como tema "O Fim da Lei de Imprensa". Já o fórum extraordinário teve como finalidade reunir professores e alunos para analisar o impacto do fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo, a partir da decisão do STF.

A organização do evento foi realizada por uma comissão formada pelos alunos do 5º semestre dos cursos de Comunicação Social, sob a supervisão da Prof.ª Solange Moura.

Redação: Alline Juscelino – 5º semestre de Jornalismo.



Publicado: segunda-feira, 10 de maio de 2010

Downloads
Unisa Digital
© Copyright 2009 :: Todos os direitos reservados :: Web Design por Unisa